Casas de concreto no interior da China. Fotografia de James Wheeler. Pexels (2010).

Olá pessoal, depois de um mês de novembro super atribulado, como é possível notar do post anterior, essa deve ser talvez a edição do Avanços Semanais mais longa da história do site. Quero seguir bem minha nova rotina e ter mais controle sobre meus estudos. Já tirei essas semanas para resolver algumas pendências, e deu certo: terminei minha última atividade de Política Internacional de 2024 (minha colaboração ao REPI). Também avancei bem nos últimos dias em inglês e economia. Então está tudo bem encaminhado. As pendências que ainda tenho resolverei-as no meu plano de estudos ordinário!

Duas observações: precisei tirar só esta segunda-feira para eu matar algumas coisas, porque o fim de semana foi bem puxado. Esta segunda eu só estudei inglês, economia e francês praticamente. Mas é isso aí, acontece. Obs.: essas três matérias estavam no plano de estudo de hoje, o único problema foi que eu não estudei história do Brasil nem história mundial.

A segunda observação é que ainda há uma pendência significativa para mim este ano: preciso avançar bem o artigo com o Zé, que está há meses atrasado. Felizmente, acredito que terei toda a capacidade para avançar muito o artigo neste fim de semana (7 e 8 de dezembro), em especial no domingo.

Eu notei também que o meu velho problema com redes sociais, como sempre, voltou a me assolar. O problema nem é apenas o tempo que eu gasto nas redes. O que está sendo pior é que eu noto que nos dias que uso muito rede social – mesmo que eu também tenha estudado muito, os estudos são mais desatentos, eu fico mais perdido, desatento, fico parando os estudos para olhar o celular constantemente, quase de um jeito patológico. Então estou cortando bem minhas redes sociais (sem apagá-las ou inativá-las como já fiz por muitos anos). Observarei a partir de hoje meu tempo no celular, e tentarei não só controlar o tempo no celular, mas também quantas vezes eu pego meu celular por dia. Quero aprender a ficar horas sem desbloquear o celular ou o tablet – sempre que faço isso, sinto minha atenção quintuplicar! E olha que não estou exagerando… por conta disso, me policiarei bem mais em questão de usar e desbloquear o meu celular.


Estendo o prazo desse Avanços Semanais para a semana do dia 9 de dezembro também.


Pendências gerais

(OK) Atualizar o Structured adaptando as novas aulas de História e Espanhol no meu cronograma.

(OK) Responder e-mail 2N no padrão exigido na LGPD.

() Avançar o Artigo com o Zé no fim de semana.

Língua Portuguesa

Em construção.

Língua Inglesa

Inglês foi outra matéria que vim estudando muito nos últimos dias: fiz a unit 7, 8 e 9. Da 7 e 8, eu fiz quase todos os exercícios, faltou só criar os flashcards no formato de banco de palavras do 4000 English Words, livro indicado pela professora Selene Candian. Hoje, segunda-feira (02/12) quero fazer o exercício discursivo da unit 9. Na próxima seção de estudos, quero fazer os demais exercícios da unit 9 e resolver de vez as outras pendências de inglês – como cadastrar no Anki. Essas pendências estão todas no app Structured.

Hoje, na terça-feira, eu fiz o exercício discursivo da Unit 9. Ficou bem bacana! A extensão aumentou de 10 para 12 linhas. Eu também fiz todos os exercícios da Unit 9 – e realmente… o tempo exigido para fazê-los só vai aumentando. Na minha próxima seção de estudos, quero cadastrar no Anki os conteúdos gramaticais das Units 1 a 6, e da mesma forma criar um novo subbaralho no Anki apenas para meu Banco de Palavras (das Units 7 a 9). Depois, e só depois, eu posso avançar para a Unit 10 em diante.

Cada unidade tem em torno de 5 atividades, essa é só uma delas. Unit 131 do livro English Grammar in Use do Raymond Murphy.

História do Brasil

Em construção.

História Mundial

Em construção.

Política Internacional

Finalizei um síntese que contou com cerca de 1.350 palavras (pouco mais de uma página e meia) de um relatório que continha mais de 300 páginas. Para mim, que tenho uma dificuldade absurda com síntese (o que me prejudica no CACD, eu sei…) foi algo bem trabalhoso. Mas em geral o meu resumo ficou bom e o professor deu o OK no final. Fiquei orgulhoso da minha produção. Resumir do zero um relatório tão grande num texto tão pequeno foi, sem dúvidas, uma boa evolução para mim. Para quem tiver curiosidade, o tema foi o World Energy Outlook 2024, um relatório anual da Agência Internacional de Energia, na qual o Brasil é membro associado. Já avisei o professor Leonardo Bento que tenho interesse em participar da revisão contínua do REPI ano que vem.

Geografia

Em construção.

Economia

Domingo avancei no fichamento do cap. 10 do livro do Pindyck e Rubinfeld sobre monopólio e concorrência imperfeita. Vim avançar bem e terminar de fato na segunda-feira, depois de horas bem concentrados. Fiz alguns gráficos que, de fato, ajudam muito na percepção do conteúdo.

Pois bem, estou evoluindo bem. Hoje (segunda-feira, 02/12) eu pedi para a professora Michelle Miltons reativar o meu plano. Amanhã eu quero fazer a discursiva de monopólio e quarta-feira ler o cap. 11 do Pindyck e Rubinfeld. Aí a partir de quarta eu devo estudar no modo lento o Bloco 5. Devo lembrar-me que tenho pendências do Bloco 3 e 4 para fazer – tudo sintetizado no app Structured.

Hoje (12/12), quinta-feira, envio a discursiva de economia que fiz entre os dias 10 e 11 de novembro para a professora Michelle. Tinha tido um grande bloqueio com economia há um bom tempo, e fiquei feliz de superar esse problema! São ótimos avanços e estou bem satisfeito. Hoje começo também o dia 1 do Bloco 5, conciliando com atividades pendentes do Bloco 3!

Aqui está a primeira página da minha resposta da discursiva de monopólio do TAE.

Quinta-feira: Dia 1 Bloco 5 + Atividade pendente do Bloco 3.

Sexta-feira:

Sábado:

Domingo:

Direito

Em construção.

Espanhol

Em construção.

Francês

Em construção.

Explicação dessa semana

Estou cansado de vir com desculpas. Praticamente todos os posts tiveram momentos de “olha, não cumpri o plano, mas foi pelo motivo X, ou motivo Y”. Sempre soam motivos bem convincentes. Mas já deu. Ontem na sessão de terapia (escrevo este parágrafo dia 12/12) começamos o tratamento direto contra a desatenção, contra o TDAH como um todo. Estou muito satisfeito. Hoje lerei o cap. 1 do livro de tratamento do TDAH em adultos. Estou feliz que a terapia está avançando bem. Além do mais, abri esse parágrafo para explicar que, se Deus quiser pela última vez, estou adiando o início do meu novo plano de estudos para a próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro. Isso se deve pois esses últimos 3 dias fiquei tão focado em algumas poucas atividades que não segui bem nos meus estudos. Mas é assim mesmo. Eu conseguirei, tenho certeza disso. Estou no caminho certo no meu tratamento de TDAH, na minha organização, e no meu auto-esforço para focar mais nos estudos. Tenho tudo que é possível para evoluir, e que assim aconteça! O “problema” é que uma vida inteira com padrão de comportamento procrastinador dificilmente vai embora da noite pro dia. Precisarei me esforçar muito por muito tempo para evoluir nisso. Mas só o fato de saber que estou no caminho certo, é um bom alento para mim. Estava cansado de tentar e não conseguir. Mas agora eu estou tentando novamente. E sei que dará certo. Tenho toda a fé do mundo nisso. Pois sem essa fé, eu não conseguirei.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *