Edifícios com montanhas ao fundo em Yunnan, Lijiang, China. Fotografia de Yi Zong. Disponível em Unsplash (2022).

Este é o último post deste ano do Arrocho pré-TPS! Menos de sete dias para a prova, e a ansiedade até começa a dar suas caras, mas tudo completamente normal e controlado. A prova realmente está chegando, e aqui consta tudo o que farei até o dia da prova. Além do mais, comecei a observar minha respiração, seguindo métodos de meditação budista. Junto disso, venho orando como sempre, e pedi ajuda a Nossa Senhora e a Deus na missa de ontem. Apesar de uma leve ansiedade, sinto-me tranquilo, e feliz para que o dia da prova chegue logo.

Segunda-feira (09/09)

Infelizmente, ontem acabou a energia aqui em casa lá pras 19h e veio voltar depois de meia-noite. Isso me quebrou muito, e infelizmente perdi umas 2 horinhas de estudo que eu planejava fazer ontem. Com o calor intenso do cerrado em setembro, não dá pra dormir sem energia… fui para a casa da minha irmã com minha cachorra. Não sei se isso contribuiu por sair da rotina, mas só consegui dormir às 1h, e acordei como tradicional às 5:30. Às 6h eu já estava em casa. Infelizmente o dia deve ser pouco produtivo hoje, então devo seguir um ritmo mais lento.

Política Internacional – Aula 4.

Français

Direito – Assistirei a última aula de DIP das aulas 6 do curso intensivo do Macau, e depois assistirei as duas próximas aulas (7) de direito interno deste curso.

Terça-feira (10/09)

Ontem foi um dia bem pouco produtivo porque, como já dito anteriormente, eu dormi pouco mais de 4h. Então, obviamente, não me cobrei muito – fiz o que foi possível. Hoje será diferente, e estudarei muito mais.

Política Internacional – Aula 5. Eu pensava que precisava assistir a aula 4, mas já tinha assistido e analisado item por item. A aula 5 foi bem diversificada, com temáticas bem diferentes, como a presença do Brasil em missões da ONU; relações do Brasil com países do Oriente Médio; Primavera Árabe, órgãos da ONU; e vários outros temas bem específicos e densos, como é tradicional de Política Internacional. Em geral, estou gostando do curso intensivo e dos simulados do professor Leonardo, sinto que revi diversos tópicos nesta reta final que me serão muito úteis para a prova neste domingo!

Français – Cancelei a aula de amanhã por falta de tempo para realizar a atividade, infelizmente.

Direito – Assistir as três primeiras aulas de direito interno da aula 7. Até o momento, assisti as duas primeiras aulas – quando as questões envolvem direito civil, eu já acho um pouco mais difícil por ter menos base. Mas está sendo muito bom assistir as aulas do professor Macau, venho aprendendo bem (mesmo que o intuito do curso não seja esse). E é claro que sedimentarei esses estudos no próximo ciclo para o CACD. Os temas dessas aulas de Direito Interno foram majoritariamente sobre a responsabilidade civil do Estado, suas tipologias, assim como os entendimentos do STJ e do STF sobre algumas questões específicas dentro dessas temáticas. Reparo que há realmente muita jurisprudência dos tribunais superiores (obviamente com prevalência do STF) nas questões do CESPE. Pronto, finalizei a terceira aula do dia, consegui fazer minha meta para o dia. O tópico principal foi a Lei de Improbidade Administrativa de 1992 e suas alterações de acordo com uma lei de 2021, assim como a jurisprudência do STF sobre alguns temas específicos sobre o tópico.

Resumos – Ler os resumos de 1) Brasil Colônia; 2) Conceitos Geográficos; 3) Conferências da II Guerra Mundial; 4) Conferências Pan-Americanas; e 5) Convenções de Genebra.

Questões variadas – 80 Itens pelo menos.

Quarta-feira (11/09)

Política Internacional – Aula 6. Eu assisti a última aula de correção de simulados de PI do prof. Leonardo, e eu gostei muito. Realmente foi um ótimo curso, e deu para rever e fixar bem vários conteúdos que há meses eu não via. Valeu bem o investimento. Os tópicos foram variados: regime internacional do meio-ambiente; atuação brasileira nos regimes internacionais da Antártica e do Espaço Exterior (assim como esses regimes em si); migração e refúgio (assim como a situação brasileira); OMC; iniciativas de combate à pobreza mundial; promoção comercial; e, por fim, sistema financeiro internacional.

Direito – Tem aula final a ser divulgada hoje. Assisti três aulas ontem de direito interno do professor Macau, e finalizei a aula 7 do Curso Intensivo. Agora faltam só as seis partes da aula 8, e assim eu termino o curso – pelo menos era assim que eu pensava. Ontem teve a aula final, que pra minha surpresa também foi dividida em seis aulas menores. Realmente não sei se conseguirei assistir isso tudo até o sábado, embora ressalto que não foi de jeito nenhum erro do professor, eu que me atrasei para assistir as aulas do curso ao longo desses dois meses de reta final para o CACD.

Resumos – Ler os resumos 1) Deportação; Expulsão e Extradição; 2) Desarmamento e Não Proliferação; 3) Descolonização Afro-Asiática; 4) Era Vargas; 5) Estado de Defesa, Sítio e Intervenção Federal.

Questões variadas – 80 Itens pelo menos.

Quinta-feira (12/09)

Ontem eu tava muito cansado, e mais uma vez não fiz a leitura dos resumos, tampouco as questões e material do Clipping. Apesar disso soar ruim, eu não quero pressionar-me tanto assim fixando na minha cabeça de que quase nenhum dia eu concluo o que me propus. Embora eu saiba que eu precise fazer planejamentos mais realistas, nem sempre eu posso controlar tudo, e coisas como energia, hipoglicemia, e dedicar-me mais tempo em algumas matérias pode realmente me atrapalhar muito. Além do mais, quero sentir-me bem para a prova, e não pressionado e ansioso. Eu sei que eu venho me dedicando muito, e eu preciso reconhecer isso em mim. Minha preparação de reta final está bem melhor do que eu esperava.

Direito – Assisti as três aulas de DIP da Aula 8. Duas das três questões foram somente questões sobre a OIT – o que foi bom para aprender sobre a estrutura da organização e

Resumos – Ler os resumos 1) Fascismos; 2) Império do Brasil; 3) Imunidades e Privilégios Diplomáticos; 4) Invasões Estrangeiras; 5) Missões Financeiras (1900-1950).

Eu comecei a ler os resumos, começando com os de terça-feira, e eu gostei muito do poder de síntese do autor dos resumos. Além do mais, embora sintetizado, há ao mesmo tempo (embora soe contraditório) muita riqueza de detalhes que, claramente, ele não se aprofunda. O fato dele não se aprofundar é bom, pois mantém o material curto e, como o nome mesmo diz, são resumos. É apenas para lembrarmo-nos das coisas. Além do mais, fiquei muito feliz que em todos os resumos eu já conhecia mais de 95% dos termos, conceitos, nomes! E a maioria eu me lembrava bem. Minhas maiores dificuldades foram nomes de autores de correntes geográficas, assim como os nomes de alguns elementos importantes na História do Brasil – eu realmente sempre tive muita dificuldade para me recordar dos nomes desses personagens marcantes de nossa história. Finalizei os quinze resumos que eu deveria ler de terça até hoje, e eu estou gostando muito. Dá até um medo nessa altura do campeonato por ler algumas matérias e não se sentir confiante por não dominá-las. Então busco controlar a ansiedade para não ser dominado por esse tipo de pensamento. Leio-os, reflito, releio quando necessário, mas fica nisso. É uma reta final, apenas revisão. Não há tempo nem porquê de pesquisar e estudar. É período para – no máximo – revisar.

Questões variadas – 100 Itens pelo menos.

Economia – De 10 itens, errei 4! Achei bem ruim, mas depois refletindo, é algo bom sim, porque caiu majoritariamente estrutura de mercado monopolista, tema do próximo bloco do meu curso de economia – ou seja, eu ainda não o estudei. Além do mais, 1 dos 4 itens eu errei mas foi por desatenção na leitura e no raciocínio: eu tinha condições (conteúdo) para acertá-lo. Além do mais, reforcei muitos conhecimentos meus sobre concorrência perfeita e aprendi algumas coisas bem úteis sobre monopólio, então foi uma boa seção de resolução de questões.

Fiz mais 10 itens, e agora acertei 8 de 10, com a curiosidade de que estes foram conteúdos de macroeconomia, que não estudo desde 2017. Além do mais, errei um item por ele ter sido muito mal escrito, foi uma má interpretação de português, pois minha linha de raciocínio estava correta. Ou seja, total 14/20 itens corretos, 70%.

Geografia – Em geografia foram 18/20, o que resulta em 90%. As questões foram majoritariamente sobre expansão da fronteira agrícola, agronegócio, globalização e industrialização brasileira. Em geral questões fáceis ou medianas. Entretanto, um dos dois itens que eu errei tem um erro grosseiro. Como que se pode falar em indústrias que “deixam de se concentrar no sudeste do Brasil”? Acredito que a manutenção desse item como certo foi um erro. Embaixo do item, está a explicação do Clipping sobre.

O fato de as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste do Brasil tem relação com o processo de modernização da agricultura brasileira.

É muito difícil defender uma frase como esta: “as indústrias deixarem de se concentrar no sudeste do Brasil”. No entanto, o CESPE considerou o item como Correto. Podemos dizer, então, que a interiorização do pais, que implica a desconcentração das indústrias do Sudeste, entre várias outras consequências, está intimamente ligada à modernização da agricultura brasileira. Quando pensamos na soja, por exemplo, que pôde ser plantada no interior do Mato Grosso e Goiás graças ao desenvolvimento tecnológico, tal relação torna-se evidente, pois as áreas até então com pouca atividade econômica passam a gerar mais riquezas e a requerer mais bens industriais, tanto para o processo produtivo quanto para sua população.

Direito – Dos 12 itens, acertei apenas 8, ou seja, 66,6% de taxa de acerto, embora eu tenha feito essas questões durante uma crise de hipoglicemia na qual, depois que eu melhorei, vi que eu saberia como responder. Bem, essa é uma desvantagem significativa que tenho em relação aos outros candidatos: hipoglicemia e todos os outros problemas decorrentes da diabetes, como confusão mental, baixa na memória, e tantos outros que nem compensa citar aqui, porque a lista é quase interminável.

Sexta-feira (13/09)

Direito – Assistir as três aulas de direito interno da Aula 8. As aulas finais foram interessantes. Sendo-as de direito doméstico, havia muito foco em internacional, uma vez que foram focadas na Lei de Serviço Exterior Brasileiro, na qual eu me surpreendi com a quantidade de conhecimento que eu ainda tinha depois de tanto tempo sem estudar/revisar esse conteúdo. O segundo tópico das aulas foi Direito Financeiro e as três leis orçamentárias que temos no país – tema que eu já tinha muito menos base, mas que, mesmo assim, consegui compreender bem graças a ótima didática do professor Macau.

Política Internacional – Aula extra.

Resumos – Ler os resumos 1) Espaço Exterior/Antártica/Ártico; 2) Barão e PEB da 1º República; 3) ONU; 4) Regime Militar; 5) Redemocratização.

Matérias que vieram insegurança – Nesta seção, farei uma breve revisão de matérias que me fizeram sentir insegurança por pensar não dominá-las. E para ser honesto, essa é a primeira insegurança “mais forte” que sinto. Acho que é bem natural sentir-se assim tão perto da prova, ainda mais num ano que acredito que será o meu melhor até hoje! Ao mesmo tempo, mesmo que seja natural, não posso aceitar a insegurança, pois isso pode me prejudicar muito na prova. Por conta disso, lembrarei de todo o percentual de acertos que venho colocando aqui em O Tao do Diplomata, para que eu saiba que meus índices de acertos estão os maiores da minha história! Essa sensação de insegurança é balela, e preciso martelar isso na cabeça.

Mas vamos lá, recentemente tive insegurança com dois conteúdos: alguns detalhes de Teoria de Relações Internacionais (TRI) + Acordos comerciais do Mercosul. Sobre o último, lerei uma página do Mercosul com informações dos acordos, sobre TRI, relerei os slides do professor Leonardo de PI.

Questões variadas – 100 Itens pelo menos.

Diabetes – Confirmar, no sangue, se a glicemia do FreeStyle bate com a glicemia do sangue.

Sábado (14/09)

Descansar!

Resumos – Ler os resumos 1) Relações Brasil-EUA; 2) Sistema Internacional de DHs; 3) Sucessão Ibérica.

Direito – Aula final.

Material do Clipping – Ler dados de COMEX.

Diabetes – Confirmar, no sangue, se a glicemia do FreeStyle bate com a glicemia do sangue.

FUCK IT ALL BABY! Não quero saber de estudar hoje não. Eu ainda assisti a aula extra do curso intensivo de PI, embora na prática não teve conteúdo em si. Hoje pela manhã eu acordei no mesmo horário de sempre, pouco antes das 6h, comi o mesmo e depois comecei a assistir a aula em questão. Mas logo eu parei… Eu gostaria de assistir as aulas de direito pela manhã inteira, e num tempinho que me sobrasse ler os dados de comércio exterior, ler os últimos 5 resumos e rever algumas coisas sobre aquelas duas matérias que me geraram insegurança ontem.

A música que ilustra bem este sentimento de fuck it all é a recém lançada Light it Up do The Offspring, caso queira sentir o mesmo que eu neste momento.

E daria para eu fazer isso tudo! Daria mesmo… Mas logo eu pensei que, embora fosse dar tempo (que talvez me ocuparia das 8h até umas 15h), eu poderia ficar cansado da leitura, poderia ficar com muita ansiedade de véspera de prova, e no fim seria muito contraintuitivo. Então eu desisti! Fui ver uma cadeira que gostaria de comprar para o meu próximo ciclo de estudos, passei mais de 1h no restaurante com minha família, fui no shopping, comi o que queria, e é isso. Eu precisava de tudo isso para relaxar. Relaxar a cabeça, e esquecer a prova é de extrema importância na sua véspera. Fico feliz que eu escolhi relaxar e de fato deixei a cabeça tranquila nesse período.

Eu estou até tranquilo enquanto escrevo isso às 20:51. Eu sou ansioso, sempre fui… Então eu só estou me considerando tranquilo agora exatamente por saber que eu poderia estar bem pior. É um tranquilo para os meus padrões, rs. Agora a noite está um pouco mais descontrolado, mas é normal! Logo estarei cansado e dormirei. Amanhã farei uma ótima prova, tenho certeza disso. Tenho todas as condições para tanto.

Hoje e nos últimos dias eu tive um preparo absurdo – não sei se pelo autismo, se pela ansiedade, ou por ser o concurso da minha vida: ou tudo de uma vez, não é? Bem, primeiro que eu padronizei o mesmo que ia comer por uma semana: seguindo o que já faço há muito mais tempo. Tentei não comer nada muito fora do meu padrão – nem em quantidade nem no que comer (tudo isso pode parecer bobo para muitos, mas pra mim é ainda mais importante por conta da diabetes). Já preparei minha garrafa d’água sem rótulo, peguei os sacos transparentes para as barrinhas da Darkness: cada uma delas tem 32g de carboidrato e eu as como há anos quando quero substituir uma refeição inteira – elas são muitíssimo completas nutricionalmente. Eu até queria outra barrinha, mas 18g de carbo que elas tinham poderia não ser suficiente para mim. Então escolhi as primeiras. Se a glicemia abaixar, levarei 10 bis brancos. Se a glicemia subir, tenho deferimento para aplicar insulina. Levarei meu aparelho FreeStyle para medição da glicemia: tive deferimento para tal também.

A inscrição já está impressa há dias, as três canetas foram testadas: sendo uma delas de 1.6, o que me tira de 10 a 15 minutos na hora de preencher o gabarito. Bem, é isso. Houveram diversas outras coisas que eu ficava calculando (realmente sou ansioso rs) ao longo dos dias, mas principalmente hoje, que eu pensava com o intuito de me preparar para o grande dia amanhã. E está dando tudo certo até agora. Agora são 20:58, logo termino este texto e chegará o dia. Estou orgulhoso. Hoje tive uma conversa num período de ansiedade com a minha namorada na qual eu falei que eu sou foda mesmo. Com depressão há anos, TDAH e autismo, e tudo isso só vim descobrir em abril deste ano, e logo depois fiz uma cirurgia, e tudo isso com a diabetes… O tanto que eu lutei na minha vida com esses laudos e eu não sabia o que fazer. Sempre me achei tão lerdo, tão ineficaz. Nunca consegui estudar, nunca consegui focar o quanto eu queria. Eu lutava contra a corrente, e adquiri depressão nessa luta contra mim mesmo, como diz minha namorada. E ela me falou que tudo que eu fiz até hoje foi coisa de louco. Mas olhar para o passado já não adianta mais. Hoje estou aqui, e hoje eu tenho condições de dar o meu melhor. Eu posso fazer o meu melhor. E desde abril com os laudos, minha medicação para concentração, eu criei uma nova visão sobre mim, e pude me entender e saber lidar melhor com as dificuldades que tive por toda a vida. Eu sou foda mesmo, porque o quanto foi um inferno passar por tudo isso sem saber, sem a medicação, foi muito difícil. Mas agora eu tenho condições, e posso chegar mais longe. Hoje eu posso fazer isso. E assim o farei deste ano em diante. Cada vez mais. Honestamente, sem todo o suporte que a Gi me deu nestes últimos anos, e sua compreensão sobre mim mesmo, e seu incentivo incondicional para que eu buscasse tratamento, sinceramente, e sem hipérbole alguma aqui: eu não seria aprovado no meu concurso. E por isso os meus mais sinceros agradecimentos vão a ela. Eu a amo, muito. Além do mais, eu digo que serei aprovado, pois isto não é condição de SE, apenas de QUANDO. Nesta vida tenho certeza de apenas duas coisas: da morte certa, e da aprovação na diplomacia. Eu sou obstinado, sou viciado nisto. Por isso é uma questão de quando. E tenho cada vez mais condição para tal.

Tomei gosto por escrever hoje, e eu sinto que poderia falar tantas coisas aqui ainda… Gostaria até de refletir sobre toda a minha jornada este ano até aqui. Mas vou me limitar a isto: eu só descobri meu autismo e, em especial, meu TDAH em abril. Eu fiz uma cirurgia em maio no meu ombro na qual até hoje eu sinto suas dores. Tenho dores quase que crônicas na lombar também. Este ano foi muito ruim com tudo isso… Mas eu fiz o possível nessas condições. A cirurgia passou, e pela primeira vez em 25 anos de vida estou tratando meu TDAH. É como se eu tivesse começado quase que do 0, de tanto que minha vida mudou depois da minha medicação. E é isso aí. Vou me limitar a isto hoje, talvez outro dia eu escreva outro artigo para refletir mais sobre este ano, e do quanto venho me sentindo em cada vez mais condição para estudar pesado e ser aprovado. Estou no caminho certo, hoje em dia eu estou, tenho certeza disso, não hesito mais. Vamos a guerra! Agora é ouvir as músicas que mais me dão energia (na verdade escrevi tudo isso ouvindo minha playlist favorita de rock. Fico energizado, feliz e relaxado assim, então, nada melhor numa hora dessa, né? E amanhã até o horário da prova vai ser só essa playlist.

Domingo (15/09)

Diabetes – Confirmar, no sangue, se a glicemia do FreeStyle bate com a glicemia do sangue. Eu conferi ontem e hoje, e a glicemia está batendo com perfeição!

Pré-prova – Hoje eu dormi meio mal… Ontem a noite eu já tinha feito de tudo para dormir cedo, e deu certo, umas 22:30 eu já estava apagado na cama. Infelizmente acordei 2:40 da madrugada, já com o coração acelerado da prova, e demorei para dormir, estimo aí meia hora… Isso me deixou muito ansioso de madrugada, já que eu fiquei com receio de não conseguir mais dormir e ir muito mal. Mas controlei bem minha respiração e dormi por volta de meia hora depois. Foi até bom porque a glicemia estava 68 – há males que vem para o bem! Comi uma banana, fui ao banheiro e deu certo, com isso evitei uma hipoglicemia prolongada que me afetaria na prova. Depois acordei por volta de 4h da manhã, eu acho, e fiquei num sono muito leve, acordando o tempo todo, mas meio sonolento, então não sei bem.

Acordei de vez era 5:30. Fiquei uns 10 a 15 minutos no celular, levantei, arrumei a cama, e 6h em ponto já estava tomando meu café e comendo meu ovo com farinha: o meu café da manhã dos últimos dois meses. Às 6:20 fui para o pronto-socorro pois meu ouvido entupiu de vez, e deu uma leve dor, além de que eu estou escutando tudo abafado. Meia hora depois eu já estava em casa. Eu não fiz nada lá, porque o procedimento de limpeza pode ser perigoso (se não for feito por otorrino), portanto, deixarei para fazer num otorrino. Depois fiz 20 minutos de exercício para o ombro e para a lombar, fiquei 15 min com eletrodo, e aqui estou eu, às 8:06 da manhã da minha prova. Acredito que agora colocarei o salonpas na minha lombar e talvez tome uma dipirona para evitar dores lá. Enfim, está tudo certo. Estou vestido e pronto. Espero que dê tudo certo, estou com esperança, estou ansioso, mas no fundo estou confiante. Vamos lá!

A prova

One Comment

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *