Templo e monastério budista Hanshan em Suzhou, China. Disponível em Freepik.

Semana relativa do dia 17 de dezembro de 2023. Essas duas últimas semanas foram bem produtivas em algumas matérias, mas foi muito paralizada em outras. Esta semana eu retorno a estudar todas as matérias. Só há um pequeno porém: como eu tenho o Clube de Leitura da Shumian na terça a noite, e eu vacilei muito de não ter lido o livro ao longo dos últimos dois meses. Enfim, pra compensar quero priorizar de domingo a terça-feira muitas e muitas horas de leitura do livro, pra ver se eu consigo terminá-lo ou pelo menos chegar mais perto do final, vou tentar pelo menos! Pra compensar, obviamente, estudarei no próximo domingo (dia 24) também. Também vou mais leve em francês, já que a professora me informou que as aulas só retornam na primeira semana de fevereiro, usarei a terça de manhã que é quase exclusiva de francês para ler o livro do clube. Enfim, apertarei um pouquinho as coisas até terça, mas tentarei cumprir com todas as expectativas aqui!


Este post, talvez pela primeira vez até onde eu me lembro, terá sua semana estendida. Por estarmos em semana de fim de ano, muitas das atividades aqui eu não consegui finalizá-las. Portanto, este post da semana do dia 17 de dezembro se mantém a mesma pra semana do dia 24 de dezembro. Não irei parar nestes últimos dias do ano. Então, seguirei com essas metas para terminar até o dia 31 de dezembro. Claro que há a missa de natal, a missa do 4º domingo do advento, e vários encontros com a família, por isso ter estendido o prazo foi uma boa ideia, sem largar mão dos estudos. Para mais detalhes sobre este período natalino, assim como um feedback de impressões e reflexões sobre o ano de 2023, segue o link do último post do ano aqui em O Tao do Diplomata:


Na realidade, serão mais duas semanas adiadas. Nem acredito que uma única edição do “Avanços Semanais” deu para quatro semanas diferentes. Quase um mês para fazer algo que era previsto para uma semana. Mas é assim mesmo. O que posso fazer? Bem, a semana do dia 24 eu sentei para estudar todos os dias, mas a minha mente não funcionava mais. Mesmo de manhã quando sou mais produtivo, eu sentava, estudava por no máximo 2 horas brutas e não ia além disso. Eu estava com tempo, com o computador ligado, tudo feito, olhando para a tela e tudo pronto para estudar. Mas não ia e não ia. Eu enrolava, enrolava, o corpo descansado, mas a mente já exausta antes mesmo de começar. O que se pode fazer numa situação de cansaço mental tão extremo? Às vezes parece que a semana do dia 24 assim como a primeira semana de 2024 foram como um desligar do meu corpo, forçando-me a descansar. E também parece que o acúmulo de cansaço de todo um ano caiu nessas semanas da virada de ano. Bem, é assim mesmo, não é? O que se pode fazer numa situação assim? Fiz o possível, mesmo que bem pouco. Penalizar-me como sempre fiz não é produtivo. Adianta sentir-se triste o dia inteiro por não ter sido tão produtivo como eu queria ter sido? Não. Foi uma questão fisiológica. Meu corpo obrigou-me a descansar. É assim. Sinto-me melhor agora. Dará tudo certo. Minha rotina não é tão prejudicial assim, não a ponto de preocupar, mas o mínimo o suficiente que se é exigido num concurso desse nível. Frase pesada, hein? Não deixa de ser verdade. Vamos lá…

Língua Portuguesa

Expectativa: cadastrar no Anki a aula 8 do módulo 1. Avançar a revisão/cadastramento no Anki.

Feito: estou fazendo cards do anki todo dia de português, e é impressionante a diferença de compreensão que tenho da matéria agora. Estou bem feliz com meu progresso.

Língua Inglesa

Expectativa: fazer mais unidades marcadas pelo prof. Shaun.

Feito: I have reviewed unit 38 (if I do … if I did). It was on the week I mentioned my mind wasn’t working out anymore. So It was not so productive as I wished. Let’s move on. Next week is going to be better.

História do Brasil

Expectativa: Aula 6.1 e 6.2 (fichá-las). Talvez semana que vem cadastrar mais aulas no Anki.

Feito: assisti e fichei a aula 6.1. Consegui terminar e fichar a aula 6.2 que foi uma mera continuação do tema da aula 1. Bem, dentre os tópicos que estudei estavam a crise sucessória portuguesa do fim da década de 1570 e a posterior formação da União Ibérica (1580-1640). Foi trabalhado também os inúmeros territórios coloniais que os portugueses perderam na África e na Ásia. Além do mais, o professor deu um foco muito grande nas invasões estrangeiras, em especial as francesas – com a França Antártica (1555-1565) e a França Equinocial (1612-1615). Consequentemente, o professor abordou novamente aspectos da criação e manutenção da cidade de Belém e São Luís, além da criação em 1621 (ou 1618) do Estado do Maranhão, ente político aparte do Estado do Brasil. Na aula 6.2 o professor continuou tratando das invasões, dessa vez dos Países Baixos, e aqui ele deu muitos detalhes interessantes. Sobre a França o professor já tinha abordado bem até em outras aulas, mas os Países Baixos só tinha passado por cima. Essa última aula então serviu para nos dar muitos detalhes sobre a América holandesa. A aula termina com essa temática, e com tudo que dele se desenrola, como o governo de Nassau, o mito das três raças e inúmeros outros elementos relevantes para a História do Brasil e para o CACD.

Iniciei (8 jan.) a aula 7.1, mas não tive tanto tempo já que a aula do REPI foi remanejada para a manhã. Mas meus estudos de HBR não serão prejudicados, uma vez que usarei o horário da aula original do REPI para HBR. De qualquer maneira, a aula 7.1 manteve-se na temática sociedade e economia da economia açucareira. Talvez esse é o tema até o momento mais bem trabalhado pela base ensino médio + universidade, mas obviamente há muito mais elementos a se aprender e se aprofundar quando se estuda para o CACD.

Preciso ter muita atenção aqui: por parecer um assunto que já vi umas 10x ao longo da vida, estou perdendo a atenção e me permitindo fazer outras coisas que não prestar atenção na aula, aí perco o foco e a linha do raciocínio e não dá certo.

História Mundial

Expectativa: terminar o cap. 22 e fazer fichamento dos capítulos 21 e 22

Feito: Avancei na leitura do capítulo 22, faltando apenas 9 páginas, que eu já folheei e vi que é um conteúdo não tão ligado ao edital do CACD, portanto, lerei com mais celeridade na próxima sessão de estudos de História Mundial, eaí já começo meus fichamentos como previsto. Nas páginas que li recentemente, incluem temas como: a independência belga, a ascensão de ideologias conservadoras em contrareação à Revolução Francesa, assim como o idealismo romântico, filosofias de Emannuel Kant, Fichte, Schelling e Hegel, assim como o utilitarismo de Jeremy Bentham. Na realidade era para eu ter estudado bem mais, só que a Energisa fez uma manutenção dos postes na quadra, e fiquei das 10h30min até 17h30min sem energia alguma. Fui para a casa da minha namorada estudar lá, uma vez que meu quarto fica muito escuro por sua posição. Já tentei estudar nos sofás na área externa, mas lá eu fico deitado ou com o tronco ereto e as penas esticadas, o que não é uma posição muito propícia pra se estudar conteúdos tão densos – embora seja uma boa posição para leituras de lazer.

Política Internacional

Expectativa: assistir as aulas atrasadas 23 e 24. Assistir as aulas 25 a 28 relativas a esta semana.

Feito: Assisti todas, até a aula 34. Acertei a grande maioria das questões. Só aula boa. Estou gostando muito do curso. Algumas assisto ao vivo, outras gravadas mesmo. Como acumulei muitas aulas sem por aqui em O Tao do Diplomata, colocarei o título de todas as aulas desde a 23 para que fique salvo o que estudei com o prof. Leonardo. Segue a lista:

Aula 23 – Relações bilaterais do Brasil: União Europeia e sua política externa para a América Latina e o Caribe

Aula 24 – Situação Nacional e Política Externa: RússiaSituação Nacional, Política Externa e Relações com China e Índia

Aula 25 – Relações bilaterais do Brasil: Rússia e sua política externa para a América Latina e o Caribe

Aula 26 – Situação Nacional e Política Externa: Rússia-Ucrânia

Aula 27 – Situação Nacional e Política Externa: África – União Africana e Integração Regional

Aula 28 – Relações bilaterais do Brasil: África, África do Sul, Angola e Nigéria

Aula 29 – Situação Nacional e Política Externa: Ásia – Século Asiático, Mecanismos Regionais e ASEAN

Aula 30 – Situação Nacional e Política Externa: China – Situação Nacional e Aspectos da Política Externa de Xi

Aula 31 – Situação Nacional e Política Externa: China – Separatismos internos e as Questões de Taiwan, Hong Kong e dos Uigures

Aula 32 – Relações bilaterais do Brasil: China

Aula 33 – Situação Nacional e Política Externa: Japão – Situação Nacional e Política Externa de Abe a Kishida

Aula 34 – Relações bilaterais do Brasil: Japão e sua política externa para a América Latina e o Caribe

Aula 35 – Situação Nacional e Política Externa: Índia – Situação Nacional, Política Externa de Modi e relações com Paquistão e China

Aula 36 – Relações bilaterais do Brasil: Índia e sua política externa para a América Latina e o Caribe

As aulas 37 e 38 foram sobre a questão Irael-Palestina, assim como as relações bilaterais de ambos os países com o Brasil. É impressionante, sempre parece haver mais informação pra se aprender nessa temática. Como é um tópico que ainda tenho dificuldades até hoje, preciso estudar com atenção.

Atenção: eu e o Thiago fizemos uma ligação sobre o CACD neste dia 7 de janeiro de 2024. Debatemos a nossa nova estratégia de compartilhamento de cards do Anki para o curso do REPI. Uns dias atrás eu tinha até sugerido que nós chamássemos mais pessoas do REPI para nos ajudar, mas o Thiago fez uma pergunta bem inteligente: “Quem?”. Não conhecemos ninguém lá. Além do mais, chamar mais pessoas, ainda mais que não conhecemos, pode tornar difícil a padronização dos cartões. Sendo só eu e ele facilita. Tanto é verdade que ontem mesmo nós já decidimos, em linhas gerais, como serão os padrões que faremos. Em média, cada aula originará em torno de 24 cartões. Sendo 160 aulas ao longo do curso (estamos na 38 ainda) daria algo próximo de 3.840 cartões. Vish, e isso só pra PI. Caramba. Até assustei agora, talvez fosse melhor não ter feito essa conta. Não é atoa que dizem que é a matéria que mais exige de conhecimento do aluno né? Não nos assustemos. Como diria um professor de história meu do ensino médio, segundo minha namorada: “todos aqueles aprovados lá, nenhum tem sangue azul, você consegue também”. Ele se referia aos aprovados no vestibular da UnB. Bem.. espero que os aprovados do CACD realmente não tenham sangue azul como podem parecer (depois que você lê o Guia da Ema, documento feito pelos aprovados no último concurso, você até se questiona se é possível se você estiver longe da média do perfil da turma). Em alguns aspectos, estou longe, outros, nem tanto. Mas não me importo com isso. O sonho é de se tornar o primeiro diplomata do Tocantins na história da república brasileira. Sigamos com o sonho ativo! Esse dia chegará.

Geografia

Expectativa: fichar aula 9 e 10. Se der tempo cadastrar mais coisas no Anki (e localizar o que falta de cadastrar lá).

Feito: Não refere-se exatamente às expectativas supracitadas, mas estou realmente surpreso com meus conhecimentos em geografia após começar a usar o Anki. Estou com informações sempre frescar na memória de temas que eu já teria esquecido logo.

Eu acabo de fazer o fichamento da aula 9. Foi imensamente demorado (+ de cinco ou seis horas). Aproveitei pouco os dados do prof., porque, uma vez que o curso foi de 2022, esses dados mudam muito. Então eu ia pegando as versões mais recentes das publicações que ele colocou nos slides. Com isso, tenho um material muito bem atualizado. Além do mais, o tema é extremamente importante: imigrações internacionais (aula 9) e imigração brasileira (aula 10). Tem como deixar algum detalhe de lado? Eu pus praticamente só tabelas e gráficos, e deu 10 páginas, isso só pra aula 9. Mas não ficou grande, são muitas imagens. De qualquer maneira, eu peguei os dados gerais e pus no material. Sobre dados específicos, eu pus os dados da situação venezuelana e africana. Pensando bem, talvez eu deveria ir além do slide do prof. e colocar os dados da Guerra na Ucrânia, assim como da Guerra em Gaza.

Economia

Expectativa: começar o TAE.

Feito:

Direito

Expectativa: 1.3 os tratados internacionais + 1.4 os princípios gerais do direito + 1.5 valor da jurisprudência internacional (decisões judiciais e arbitrais) + Começar direito interno.

Feito:

Língua Espanhola

Expectativa: Começar fichamento do item 3 da gramática MarcoEle.

Feito: fiz o item 3.1 e 3.2, falta apenas o 3.3. O tema são os adjetivos, grados y comparaciones. Estou indo bem. Na verdade sinto que estou meio empacado com espanhol e inglês. Esse negócio de só fichar gramática não tá indo tão bem. O Thiago reaparece nessa edição do Avanços Semanais, pois na penúltima conversa que tivemos ele me detalhou sobre as questões discursivas semanais do Nabuco, e achei o preço relativamente em conta (R$ 65 mensais por matéria). Usarei para espanhol e inglês. Está na hora de revisar a gramática sim como estou fazendo, mas preciso ver o básico e o avançado ao mesmo tempo. Esse negócio só de básico não dá. Verei os dois níveis simultaneamente. Num momento reviso a gramática, em outro dia na mesma semana farei as questões do Nabuco de tradução. Acredito que isso tem um potencial de dar um up muito muito bom no meu rumo ao CACD.

Língua Francesa

Expectativa: revisão unidades 1-5. Cadastrar no Anki.

Feito:

汉语

Expectativa: terminar A Guerra da Papoula a tempo do Clube de Leitura Shumian; Praticar o HSK 1 com o Bihua. Começar os planejamentos de escrita do artigo da China. Eu posso definir um pequeno avanço diário. Ex.: sábado lerei o cap. 1 inteiro. Domingo: pensarei numa divisão. Segunda: escreverei 2 parágrafos.

Caderno que ganhei da minha namorada de natal

Feito: Li quase 400 páginas da Guerra da Papoula em quatro dias. Na realidade, de segunda para terça-feira eu li 330 páginas, em pouco menos de 23h. Acho que fazia anos que não lia algo (por lazer) e eu dedicava tanto tempo. Fiquei tão feliz, me lembrei da minha adolescência. Quis, após isso, manter hábito de leitura constante, principalmente antes de dormir, para que eu mantenha o foco melhor e a cabeça tranquila. Sinto-me muito bem após alguns minutos lendo. Aproveitei o embalo e vim terminar o livro da Fang Fang “Diários de Wuhan”, também do clube do livro (mas de muitos meses atrás) que eu não tinha terminado.

Bem, estou firme no chinês. Pela primeira vez, adicionei língua estrangeira ao Anki. E quem diria que não seria francês, espanhol ou inglês hein. Mas achei legal. Estava repetindo muito o básico do chinês, e eu sei que é a extrema falta de regularidade (como registrado aqui no site), mas acho que o Anki pode colaborar também. E como pode. Estou com muitas expectativas para o meu avançar do chinês! Quero fazer de uma a duas lições por dia do Bihua (笔画). Hoje consegui duas, mas porque já estudei esses caracteres básicos milhões de vezes. Talvez mais pra frente eu reduza pra apenas uma. Mas só de fazer o Anki todo dia, assim como cadastrar e estudar de 1 a 2 lições por dia, já é algo fantástico. Além de que tentarei diariamente escrever no meu caderno que a Gi me deu.

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