Casas em Xitang, Condado de Jiashan, Jiaxing, Zhejiang, China. Fotografia de Jacob Galuten (2020). Disponível em Unsplash.
As últimas semanas
As últimas semanas foram bem corridas para mim. Eu tinha uma viagem planejada com a minha família e fomos ao interior do Ceará. Foi mais ou menos uma semana de viagem, mas o meu retorno foi para Goiânia. Lá fiquei na casa do meu sogro com minha namorada e passamos alguns dias descansando. Passamos um dia em Brasília também para uma sessão de fisioterapia no ombro (muito desse problema de saúde foi tratado nos posts de O Tao do Diplomata entre julho e agosto do ano passado, inclusive sobre a cirurgia marcada que acabei não realizando). Enfim, foi um bom tempo de descanso e férias são sempre boas para relaxar a cabeça. Por um lado foi ótimo pois eu desliguei total, por outro lado eu tinha planejado apenas revisar cards no anki, em torno de 1 horinha por dia. Mas nem abri o app do Anki e nem nada… fiquei 100% off de estudos! Em Goiânia, até comprei um livro para eu ficar lendo na viagem, mas acabei que nem um livro de lazer eu li. Eu realmente fiquei bem off de tudo que envolve leituras e estudos. Eu acho bom e ruim. Foi bom porque eu sinto que voltei muito mais relaxado e disposto a seguir meus estudos, e ruim porque sinto-me um pouco atrasado, principalmente em francês. Mas não devemos chorar o leite derramado, não é? Preciso focar no lado positivo, que foi muito valoroso para mim. E assim sigamos!
Voltei para Palmas na segunda-feira (04 de fevereiro), mas como só tinha dormido 3h antes, digamos que eu perdi o dia porque não consegui estudar. Na terça também não (não muito, tentei voltar a leituras e nisso deu certo). O ponto é que peguei uma infecção forte. Embora apenas uma virose segundo o otorrino, são mais de seis remédios que estou utilizando, incluindo corticóides (que pioram minha diabetes) e antibiótico. Quem me viu no fim de semana viu o quanto eu estava destruído. Mas já tendo ido no médico, e medicado desde segunda, espero que a partir de quarta eu me sinta pelo menos um pouquinho melhor para estudar mais novamente. Os sintomas só devem passar mesmo em 10 dias, então esta semana precisa ser um pouquinho mais lenta, enquanto me recupero. Estou bebendo mais água e voltando a dieta, o que colabora também, assim como os fármacos, para a recuperação. E falando na semana atual:
Semana presente
Quarta-feira (07/02/2024)
O primeiro dia de estudos de fato, retornando neste pós-viagem, começa com a aula 43 e 44 do curso do REPI, intituladas respectivamente:
43) Situação Nacional e Política Externa: Oriente Médio – Iêmen e potências regionais do Golfo;
44) Aspectos Políticos: ONU – Liga das Nações, gênese, estrutura e reforma da ONU.
Depois passo para o cadastramento no Anki das unidades 24 a 28 do meu curso de francês particular (eu já tinha cadastrado do 1 ao 23 pouco antes da viagem. Minhas aulas pararam na unidade 38). Depois reviso no Anki meus baralhos de chinês, francês e CACD em geral. Resolverei questões padrão TPS nos grupos do telegram do CACD feito pelos professores.
Terei reunião do Núcleo de Endomarketing do Dois Níveis às 16h.
Quinta-feira (08/02)
Sigo com as aulas do REPI (serão diárias até segunda-feira, quando acompanho o curso ao vivo novamente). As aulas serão:
45) Aspectos Políticos: ONU – órgãos principais
46) Aspectos Políticos: ONU – Conselho de Segurança, sua reforma e participação do Brasil
Cadastramento no Anki das unidades 29 a 33 do curso de francês, continuo as revisões do card de francês (tenho muito foco nisso porque preciso revisar bem todos os dias para voltar um pouco bem quando minhas aulas voltarem mais no fim do mês). Farei também algumas atividades no Trello do meu outro site, o Dois Níveis. Farei também a revisão dos cards de todas as matérias do CACD no Anki + os cards de chinês.
Sexta-feira (09/02)
Na sexta seguirei com minhas aulas do REPI, intituladas:
47) Aspectos Políticos: ONU – operações de paz e participação do Brasil
48) Aspectos Políticos: Tribunal Penal Internacional (TPI)
Também sigo o cadastramento no anki das unidades 34 a 38 de francês. Com isso, termino de cadastrar meus cartões no Anki até o momento onde o curso parou. Agora é só por a mão na massa e revisar. Na prática, a mão já está na massa, pois quando eu cadastro eu leio e reviso o conteúdo também, mas você entendeu. De qualquer forma, fico muito feliz de terminar o cadastro e vir revisando diariamente. Infelizmente sinto que esqueço muito rápido, então é bom começar a revisão o mais rápido possível. Neste dia também farei algumas atividades do Dois Níveis no Trello. Farei também a revisão dos cards de todas as matérias do CACD no Anki + os cards de chinês.
Sábado (10/02)
As aulas do REPI do sábado serão:
49) Aspectos Políticos: Migrações internacionais
50) Aspectos Políticos: Refúgio e apatridia
Continuarei as revisões de francês, farei minha atividade designada dentro do processo de revisão contínua do REPI, na qual sou voluntário, e farei também os cartões de revisão de política internacional no Anki (estou fazendo em parceria com o Thiago que também é aluno do REPI e sugeriu essa ideia para nós). A ideia é muito boa e nos poupa tempo e aumenta nossa troca de informações sobre a matéria. Por fim, lerei o livro do clube de leitura chinesa da Shumian intitulado: “Cinderela Chinesa” da autora Adeline Yen Mah. Estou animado para o começo do livro. Ele é curto, tem 197 páginas e chega na minha casa nesta quinta-feira. Farei também a revisão dos cards de todas as matérias do CACD no Anki + os cards de chinês. Além desse livro supracitado, outro tema que envolve a China é o artigo que voltarei neste sábado a mexer sobre as relações econômicas Brasil-China que escreverei com o professor Diego e uma colega acadêmica chinesa dele. Depois de tanto tempo adiando pelos percalços da vida, estou de volta. E isso me deixa muito feliz!
Domingo (11/02)
As aulas do REPI que assistirei no domingo são:
51) Aspectos Políticos: Direitos humanos – Declaração Universal dos Direitos Humanos e principais tratados do sistema universal
52) Aspectos Políticos: Direitos humanos – Conselho de Direitos Humanos
Além do mais, continuarei as revisões de Francês no Anki, assim como de todas as matérias do CACD + chinês. Continuarei a leitura do livro “Cinderela Chinesa” e o artigo com o professor Diego.
Segunda (12/02)
Na segunda quero fazer algumas atividades tradicionais da minha rotina para retornar a ela. Mas eu também estou pensando em alterá-la, já que devo fazer mudanças significativas, por exemplo: as aulas de francês serão às quartas às 9:15, eu planejo estudar economia de segunda a sexta-feira (diferente de estudar longas horas apenas na quarta e na sexta), além de focar mais em aeróbico e academia. Portanto, na segunda-feira (12/02) eu posso rascunhar novas ideias de alteração da minha rotina e aplicar no iStudiez Pro caso eu termine esse rascunho. Enfim, juntamente com a ideia de retorno a rotina e estudar as matérias tradicionais de segunda-feira, quero também assistir as duas últimas aulas pendentes do REPI:
53) Aspectos Políticos: Direitos humanos – sistemas regionais de proteção
54) Aspectos Políticos: Meio ambiente – grandes conferências, PNUMA e UNEA
Além do mais, continuar com as revisões no Anki. Outra coisa muito importante que preciso fazer na segunda-feira é retornar ao TAE (começar de fato). Preciso me lembrar de destrancá-lo com a professora Michelle.
Falando em começo de um curso, pensei muito na viagem em um curso de direito interno. Pensarei na segunda sobre qual o melhor e se tudo der certo assino um curso curto de direito interno voltado exclusivamente para o CACD.
Atenção: resolvi estender este post do Avanços Semanais para a presente semana! Isto porque decidi não seguir a rotina ainda. Tenho muitas pendências a realizar e não dá para fazê-las com toda a rotina completa. Bem, vamos lá. Algumas considerações: nem todas as atividades anteriores neste post foram realizadas, por isso que pode haver coisas “repetidas” daqui pra frente. Segundo ponto: pularei a terça-feira porque, mesmo que eu tenha estudado nesse dia, eu não anotei os pontos que estudei, e para não perder tempo, seguirei em frente.