Construção tradicional chinesa. Nanjing, província de Jiangsu, China. Foto grafia de Cheng Shi Song, em Pexels (2024).

Finalmente, o retorno à série de posts Avanços Semanais. Feliz que estou aqui. E em condições de saúde. Vamos lá! Semana do dia 10 de junho de 2024. Estendi o mesmo post para a semana do dia 17 de junho também.

Língua Portuguesa

Expectativa: —

Feito:

Língua Inglesa

Expectativa: —

Feito:

História do Brasil

Expectativa: Assistir aula 7.2 e fichá-la (terminando o conjunto de aulas 7);

Feito: Consegui finalizar a aula 7.2 e já assisti também a aula 8.1. Felizmente, estou voltando bem ao ritmo e o conteúdo está ficando fresco na memória. O prof. Luigi às vezes retorna alguns temas de aula passada, seja por pergunta de aluno ou seja para explicar um novo tema, ou mesmo como método didático mesmo. Isso está me ajudando bem. Estou indo bem em História do Brasil. Agora só colocar no Anki e estará tudo certo.

História Mundial

Expectativa: Fichar o cap. 23. Posteriormente, se sobrar tempo, cadastrar o cap. 23 no Anki.

Feito: Comecei a leitura. Vim num ritmo lento pelo meu retorno à matéria, mas logo vi que o capítulo é bem longo e tem muito tema importante, que começa a cair no CACD. Então tenho que aumentar o ritmo mantendo o grau de concentração aqui.

Política Internacional

Expectativa: —

Feito:

Geografia

Expectativa: —

Feito:

Economia

Expectativa: Recomeçar o TAE. Avançar no que for possível de acordo com o cronograma pré-estabelecido.

Feito: Quem diria, hein! Comecei. Revi mais uma vez os materiais, reli-os, e finalmente, assisti a aula introdutória e segui no Cronograma do Bloco 1. Foi mais apresentação do curso. Já atividade 2 que era para ler o cap. 1 do livro do Pindyck e Rubenfeld, eu já tinha lido e fichado. Só preciso rever as marcações no livro e reler meu fichamento. O primeiro bloco pode ser mais rápido porque já fichei três capítulos do livro supracitado + 3 capítulos de Formação Econômica do Brasil. Em um momento da aula a professora comenta que quem geralmente passa dos dois primeiros blocos, segue até o final do curso, porque muitos procrastinam e/ou se assustam com a dificuldade do curso logo de cara (que a professora fez questão de não amenizar no início para dar um choque do ritmo do curso), o que, na minha visão, é uma decisão bem acertada. Estou muito empolgado que depois de tantos meses, comecei de fato o TAE. Vamos nessa! Tenho muito a aprender.

Fiz o fichamento do cap. XVII de FEB, assisti diversas aulas da professora Michelle, fiz fichamentos, fiz exercícios, fiz correção, uau… Estou muito feliz de estar entendendo bem. O único momento que não entendi a matéria e errei questões foi em um momento da aula que ela começou a explicar os conceitos mas que eu descobri, posteriormente, que eu ainda não li o cap. do manual dessa parte da aula. Então está tudo certo, a leitura e fichamento dessa parte, cap. 4 do Pindyck será feita amanhã. De fato, a estratégia do TAE de manter o contato diário com economia é muito bom. Só preciso melhorar o ritmo para que eu não consuma outras matérias.

Direito

Expectativa: Começar um curso de direito doméstico (Macau?); Começar a divisão e fichamento do livro International Law do Malcolm Shaw (indicação do Bruno Rolim).

Feito: E assim eu fiz! Recebi o livro do Shaw , mas a estrutura para DIP será um pouco diferente (sem fichar o livro do Shaw). Adotarei a perspectiva do prof. Roberto Macau. Assinei o curso, assisti as aulas de introdução ao curso, e já entendi bem a divisão. Comprei o combo DIP + Direito Interno. Troquei uma ideia com o prof. Macau para estruturar a divisão dos estudos, e assim como minha namorada sugeriu, o prof. Macau gostou de que eu comece pelos módulos mais recentes DIP, e que direito interno eu siga a ordem natural do edital do CACD.

Língua Espanhola

Expectativa: Comprar curso de espanhol do IDEG da professora Cris Huffel e começá-lo (e iniciar fichamentos, portanto).

Feito: Rapaz, esse negócio de “espanhol ou francês” me pegou hein… Quero continuar estudando espanhol, mas no período pós-TPS apenas – com isso conseguirei focar bem para as outras matérias.

Língua Francesa

Expectativa: Finalizar exercícios do Module I – P com os erros mais comuns dos alunos da professora. Assistir a aula quarta de manhã.

Feito: Estudei a unidade 42 a 44 (Module I – P). A unidade 42 era sobre Le participe présent, o que é um pouco estranho para mim, já que não tem um tempo verbal similar em português. Li um blog que comparava com o italiano para ter uma noção de como seria. Mas em geral é um tempo verbal fácil de formação. Depois fui para o Le gérondif, que não parece ser muito usado em francês, mas é bom saber. Também não tive dificuldades, é tranquilo. E a última unidade em mais de um ano de curso é: Quelques difficultés, com oito itens na qual a professora ressalta os pontos que seus alunos mais erram. Relembrei e aprendi muita coisa interessante. E sempre aprendo vocabulário nessas seções de estudo, sempre leio com três dicionários abertos e o Le Conjugaison para me ajudar na conjugação verbal.

Fiz a minha primeira versão em francês. Na realidade, foi meu primeiro exercício de prova discursiva para o CACD. Gastei horas, consultei absurdamente os dicionários, e ainda sim 1h não foi suficiente para a professora corrigir todos os erros. Edaí? Hora de errar é agora. E outra, é minha primeira versão. Estou aprendendo. Mal falava bonjour em janeiro de 2023, e hoje já estou aqui, com toda a gramática vista e iniciando as discursivas! Com o tempo, evoluirei ainda mais nesses exercícios e estarei bem para a 3º fase.

汉语

Expectativa: Reconectar com o vocabulário básico de HSK 1 e fazer o Anki. Ler um pouco dos Analetos de Confúcio para o Clube do Livro.

Feito: Infelizmente não deu para nada! Mas não devo me cobrar: chinês é bônus nessa rotina insana. Infelizmente nem o livro do Confúcio consegui ler.

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