Universidade Florestal de Nanjing, em Nanjing, China (南京林业大学, 南京市, 中国). Fotografia de Zechi Yu. Disponível em Unsplash (2023).
Bom dia caros amigos. Espero que estejam todos bem. Escrevo isto dia 9 de outubro de 2024. O último post foi mal atualizado, então já partirei diretamente para este aqui. Tive muitíssimas atualizações nos últimos dias que gostaria de escrever a respeito. Inicialmente, após o adiamento do resultado final da 1º fase, o gabarito definitivo e os aprovados foram divulgados!
Meu resultado no CACD 2024 foi fantástico! Eu saí de 35,375p este ano com o gabarito provisório para 41,75p. Um aumento considerável de 6,375p! Vi pouquíssimos casos de pessoas que teve um salto tão significativo quanto o meu, embora muitos ficaram na casa dos 4p ou 5p adicionais. De qualquer maneira, não passei para a segunda fase. A nota de corte para PCDs foi de 42,0, ou seja, eu fiquei literalmente apenas um item de ser convocado para a 2º fase! Um único item! Isso é inacreditável…
E o ponto curioso é que há um item que não fizeram a mudança de gabarito. O item é o seguinte:
Assim como ocorrera com a Holanda, que, após a Segunda Guerra Mundial, viu a Indonésia lutar e conseguir sua independência, as demais potências coloniais e ex-colônias do oeste europeu passaram a dedicar sua total atenção às questões europeias e abandonaram as antigas prioridades de manter o domínio e o controle das respectivas colônias.
Deram o item como correto. O professor João Daniel, um dos mais brilhantes professores de história para o CACD e digo eu um dos maiores historiadores contemporâneos do Brasil, comentou que esse é o gabarito mais absurdo de todos os 260 itens do CACD 2024. Como podem ter mantido um gabarito tão esdrúxulo como este? Eu até criei um grupo com outras quatro pessoas cogitando a judicialização do concurso e entrarmos com mandado de segurança, mas desistimos após analisarmos as possibilidades. Mas é triste por saber que um item bizarramente redigido, e orgulhosamente mantido seu gabarito, me afastou da 2º fase que eu merecia participar.
De qualquer jeito, eu tive uma evolução extremamente absurda. Este ano eu fiquei quase quatro meses parado, março e abril por dores medonhas no ombro, e maio e junho no meu pós-operatório. Foram quatro meses de quase 0 estudo, e ainda assim, eu consegui evoluir de 53% da nota líquida no CACD 2023, para 64%. Fantástica a minha evolução, mesmo num ano tão negativo. Estou no caminho certo, e agora é apenas seguir firme, pois ano que vem posso passar para a 2º fase, e já ser aprovado no concurso. Já será completamente possível com este próximo ciclo de preparação intensa, pois então, vamos lá!
Observação: como tive um pouco de problemas na lombar ao longo da semana que publiquei este post (e estudei pouco consequentemente), ele será referente a duas semanas.
Língua Portuguesa
Em construção.
Língua Inglesa
No domingo dia 13 de outubro eu reassisti as três aulas iniciais (pré-Unit 1), ou seja, que não têm conteúdo em si, mas sim explicação de métodos de estudo, anotações e de como serão as aulas. Eu já as tinha assistido, mas agora reassisti para fazer um breve fichamento para ter as informações de maneira mais prática. Isso foi muito bom, gastei quase 2h nisso mas é bom. Estou um pouco atrasado em inglês, mas logo ficarei em dia e seguirei o pedido da professora de fazer uma aula apenas por semana, para aumento da retenção do conteúdo e fazê-lo de maneira mais apropriada.
História do Brasil
Felizmente, já tinha terminado o cadastramento do Anki até o fichamento da aula n.° 8 sobre Século do Ouro e Crise do Antigo Sistema Colonial.
Expectativa para esta semana do dia 13/10: assistar a aula 9.2 (2h07min) de História do Brasil e cadastrar toda a aula 9 no Anki + Responder cartões Anki.
Comecei a responder o Anki. Meu ritmo está lento pois fazia meses que eu não usava o Anki (14/10/2024). Mas acho que revendo os cartões com mais frequência, logo avançarei mais rápido na revisão dos cards. Mas é assim mesmo, o importante é que já estudei diversos conteúdos importantes!
História Mundial
Em construção.
Política Internacional
Em construção.
Geografia
Avancei no fichamento das aulas 5 e 6 do módulo 1. Está sendo muito bom para revisitar vários conceitos e números. Mas infelizmente o fichamento ficou desatualizado muito rapidamente, já que seu tópico é Urbanização no Espaço Brasileiro – portanto, preciso focar em atualizar o fichamento para depois seguir com o cadastramento no Anki. Na minha próxima seção de estudo de geografia farei isso e finalizarei a atualização do fichamento e cadastramento no Anki.
Economia
Em construção.
Direito
Em construção.
Língua Espanhola
Em construção.
Língua Francesa
Eu fiquei super atarefado e ansioso de quinta-feira (3 de outubro) até a quarta-feira seguinte (9 de outubro), pois foi o período que iria sair o gabarito oficial da prova. Na sexta no fim do dia foi adiado, e na segunda ele finalmente saiu. Com isso, eu vi que fiquei a um mísero item de ser aprovado para a 2º e última fase do concurso. Entretanto, de segunda a quarta de manhã cogitei a possibilidade de entrar com mandado de segurança com outros quatro colegas. Por isso, adiei a aula de francês pra sexta (11/10) e só tive um dia e pouco para estudá-la. Surpreendentemente, eu errei muito pouco – e os erros foram bem concentrados dessa vez, na ausência de artigos pré-substantivos, em especial os articles partitifs. Considero que foi a pressa. Mas se eu ignorar esses erros, sobrou pouquíssimos, o que me deixa feliz.
Esta foi a primeira atividade que eu fiz completamente do zero: Da primeira palavra redigida, até a última, não fiz nenhuma consulta ou revisão – se fiz, foi extremamente pontual. Isso me deixa extremamente feliz! É mais um progresso para mim mesmo. Porém, é claro, depois que terminei fiz correção de dezenas de pequenos erros ao longo do corpo do texto – o que é natural para o meu estágio! Ainda sim estou tendo evoluções constantes e semanais, o que me deixa feliz. As alterações foram prioritariamente na grafia das palavras, e vez ou outra em radical e sufixo de verbos irregulares. Venho notando que, mesmo assim, venho errando cada vez menos em grafia de palavras, e sempre me surpreendo que quase sempre acerto a conjugação dos verbos.
Em construção.