Edifícios em 外滩, 上海市, 中国. Fotografia de Cheng Qi Huang, disponível em Unsplash (2020)
Eu acredito que eu fui mal no meu concurso. Saiu o gabarito provisório hoje (17/09, terça-feira) e me entristeço em pensar que eu não fui tão bem quanto gostaria. Acertei 181 de 260 itens, e errei 79 (deixando 0 em branco). Isso foi algo próximo a 69,6% de acerto. Queria muito mais. Para mim, um número legal seria 73%. Acredito que muitos itens podem mudar por conta de uns gabaritos bem errados, mas infelizmente é isso. Preciso repensar minhas estratégias e os problemas que me levaram a esse resultado. São vários e eu os conheço, um por mim. Por conta disso, eu refarei minha rotina nos próximos dias, com mudanças significativas.
Para efeitos comparativos, este é o cronograma que eu tinha até então. Pequenas observações: as reuniões do Dois Níveis aos sábados não são semanais, e eu não assisto F1, então não invisto tanto tempo nessas duas atividades.
Como melhorar esse cronograma? O que devo fazer? Uma dica de junho do Bruno Rolim durante a consultoria é nunca por duas línguas (estrangeiras, até onde me lembro) no mesmo dia. Portanto, preciso alterar isso aí. Outra coisa, eu sei que eu não fico direto de um estudo para outro. Embora eu não me cobrasse isso, acho que será interessante colocar o intervalo visivelmente – assim, eu sei que eu terei tempo para conferir alguma coisa.
Outra coisa que comecei a usar muito recentemente (há uma ou duas semanas no máximo) é o bloco de notas físico para quando penso em alguma coisa para fazer. Enquanto estudo, pelo TDAH ou pelo fato de ser humano, um desses dois aí, me vem muita informação na cabeça, exemplo: preciso comprar banana, preciso comprar o remédio X, preciso limpar o quarto, etc.. Para que eu não abra o celular para anotar, tampouco pare os estudos para fazer isso, ou mesmo diga que me lembrarei mais tarde quando eu não me lembrarei… Por conta disso tudo, eu comecei a usá-lo na seção de estudo. Quando me vem um pensamento que preciso me lembrar depois, eu pauso, anoto no caderno, e retorno para a aula: simples assim! Isso vem me ajudando demais para manter o meu foco e concentração ao longo das dessões de estudo.
Sobre as dores no ombro, elas não são mais um empecilho para a minha trajetória para o CACD. Em contrapartida, as dores na lombar são. Comprei uma cadeira nova, e estou tentando eliminar da minha rotina comportamentos que podem piorar minhas dores crônicas na lombar, como a posição que me sento (pernas cruzadas em cima da cadeira). O fato da nova cadeira não ser de couro sintético como a antiga, e ter muito mais ajustes, faz com que ela se adeque bem ao meu corpo e não me faça soar como a antiga: soar todo dia, o tempo inteiro como a antiga me fazia, tirava toda concentração que eu poderia ter. Estou tentando sentar da maneira mais neurotípica possível, em busca de preservar e melhorar a saúde da minha lombar.
Em relação a redes sociais que sempre me atrapalharam, está bem tranquilo esse período. Nunca fui muito de usar o X (eu o usava mais para pesquisa); tiktok já apaguei há pouco mais de 2 anos; Instagram estou no meu período mais saudável com ele (e eu saí da conta do Dois Níveis também); e é isso. Meu telegram me ajuda muito para o concurso, e estou bem focado recentemente, as redes sociais não parecem um entrave mais para mim. Mas preciso manter o time que está ganhando: preciso continuar assim. Além do mais, a agonia por ter todas as mensagens lidas é real, portanto, preciso me controlar para não querer acompanhar todos os grupos o tempo inteiro: isso tira muito o foco.
Youtube e outras atividades que eu tenho de Checklist – Talvez um dos maiores vilões da minha falta de foco hoje. Reparo que tudo que eu faço tem um vídeo no Youtube me acompanhando. Estou gastando horas nessa plataforma. Isso aí está me tomando um tempo danado. Desde sempre eu pus gatilhos nas minhas atividades para começá-las, isso me incentivava muito por conta do TDAH: eu dizia para mim mesmo: “Depois do almoço, assistirei 2 vídeos no YouTube eaí eu começo a estudar“. Nos dias que eu respeitava a ordem, funcionava bacana, porque era uma condição que eu tinha imposto para mim e eu deveria respeitá-la. E eu sempre fiz muito disso, não só para YouTube. Infelizmente, muitas vezes eu não respeitava as condições que eu mesmo impunha. E isso é problemático, né? Houve um tempo que eu me questionei: por que quando estamos no ensino médio, fundamental, ou na universidade, respeitamos plenamente os prazos de avaliações, de estudo, etc., só por que foram feitos e impostos por um professor? Por que eu não respeito o prazo que eu mesmo me impus? Por que eu não respeito o horário de estudo que eu mesmo me impus? Quando meu orientador na universidade me determinava um prazo para apresentar os avanços do TCC, eu sempre apresentava, naquele exato prazo. Eu preciso respeitar a minha autoridade como se fosse imposta por um professor.
Obs.: consegui o tempo de exibição, mas não sei se é só do iPad ou se conta todos os dispositivos, mas pelo tempo deve ser todos. Média diária: 3h13min (embora eu assista muitos vídeos no 1.5x, então não sei se conta o tempo do vídeo, ou o tempo que de fato fiquei assistindo). Enfim… Nos últimos 7 dias: 22h29min. Assustador, hein… Teve um dia sozinho que deu quase 6h… E só hoje já deu 3h10min. Um bom tempo, hein? Hora de diminuir radicalmente esses números.
Já sobre as notícias, sempre me atrapalharam absurdamente. Porém, desde 2022 minha namorada me ajudou a identificar isso como um problema sério (eu gastava de 2 a 5h por dia lendo notícias – POR DIA). Aí caiu muito de 2023 para cá. Mas às vezes quando estou com mais preguiça, eu vejo que eu quebro a minha regra imposta há uns meses de: só devo ler notícias no fim de semana. Eaí o pior acontece: dá preguiça, ou a procrastinação bate, e no meio da semana eu volto a lê-las. Eu preciso obedecer exatamente as instruções que eu mesmo passo para mim!
Devo adicionar o Anki na minha rotina também. Isso é muito importante para a minha memorização: a melhor fase da minha vida em questão de me lembrar dos conteúdos estudados foi a fase que mais usei o anki. Aqui não tem segredo: cadastrar no anki e realizar os cartões. Outro tópico é manter a rotina de exercícios físicos para o ombro neste período pós-cirúrgico, assim como para a lombar, aeróbico e musculação. Todos tem suas vantagens na minha qualidade de vida e redução das referidas dores.
Meditação? Estou pensando em começar a meditar com mais frequência também. Assim como ler livros antes de dormir com minha lanterna nova sugerida pela Gi.
Resumindo
- Novo plano de estudos;
- Usar o bloco de notas sempre que possível;
- Sentar-se direito;
- Reduzir YouTube drasticamente;
- Retirar condições de checklist para iniciar os estudos (o gatilho para os estudos deve ser o horário do cronograma, nada além disso);
- Sem notícias no meio da semana
- Foco no Anki
- Exercícios físicos + meditação + ler antes de dormir
Futuros passos em cada matéria
Língua Portuguesa
Matricular-me no curso da professora Claudia Simionato? Não sei…
Ontem, dia 18 de setembro, perguntei para o meu amigo Thiago Barros sobre a professora Claudia, ele já a tinha elogiado muito nos últimos meses, e ele me detalhou um pouco mais do curso. Eu fui atrás para ler mais, além de entrar em contato com a professora. Eu gostei. Há dois módulos separados de teoria, digamos assim, que fica junto R$1.000. Cada um isoladamente ficaria algo perto de R$540. Estou cogitando comprá-los.
Língua Inglesa
Seguir o calendário e todas as atividades sugeridas pela professora Selene Candian. Perguntei para o Thiago também que está fazendo o Step by Step e ele me disse que eu devo gastar algo em torno de 5-6h, ou 8h se eu for mais devagar (que deve ser o caso, rs). Já assinei o curso e já tem a aula introdutória lá. As aulas de conteúdo mesmo começam dia 23 de setembro.
História do Brasil
Retornar ao fichamento das aulas + cadastramento no Anki do curso do professor Luigi Bonafé.
História Mundial
Retornar a minha rotina de leitura e fichamento do livro do Burns + cadastramento no Anki. Quando eu terminá-lo, eu devo pensar em novas estratégias e talvez buscar novas bibliografias para aprofundar meu material.
Política Internacional
Não sei como será, talvez cadastrar 4 aulas do REPI por semana (se for humanamente possível) no Anki.
Geografia
Seguir meu plano de fichamento próprio em geografia e cadastramento no Anki.
Economia
Seguir o curso TAE na íntegra. Além do mais, preciso fazer as atividades pendentes até domingo (22/09).
Direito
Assistir 2 aulas de direito por semana (uma de DIP e outra de interno) do curso do professor Macau. Preciso conferir se com isso eu conseguiria fechar o edital inteiro até o próximo CACD. Devo cadastrar no Anki também.
Língua Espanhola
Essa aqui é a maior incógnita de todas. O que devo fazer? Eu quero manter meus estudos ativos de língua espanhola, pois nada me garante que não retornarão ano que vem com a obrigatoriedade da matéria. Preciso pensar bem na frequência de estudo de Espanhol (que será menor que as outras, claro), assim como devo definir como estudar.
Língua Francesa
Devo começar a cadastrar diversas coisas no Anki de Francês, incluso erros recorrentes e fazer mais revisões periódicas.